Espiritualidade

Somos uma comunidade de aliança, formada por homens e mulheres, casados, solteiros e viúvos, onde cada membro vive seus compromissos familiares, profissionais, sociais e religiosos, de acordo com o próprio estado de vida, de forma independente, no entanto, dedicamos uma parte do nosso tempo, para assumir um compromisso de vida comunitária e fraterna, nos doando ao serviço de evangelização das famílias.

Buscamos reproduzir em nossas atividades diárias, os hábitos e experiências vividas pela Sagrada Família de Nazaré. O ponto central da nossa espiritualidade, está em fazer a experiência com a pessoa de Jesus Cristo, que nasceu, viveu, cresceu e foi formado dentro de uma família humana.

Em todas as atividades e momentos de oração propostos pela comunidade, somos chamados à fazer a experiência de Jesus, Maria e José dentro de casa, tornando-nos assim uma pequena igreja doméstica, um lugar de adoração, de vida plena, um ninho de amor, um santuário lar e ao mesmo tempo uma luz para nações.

“E a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram.” Mateus 2, 9b-11b

Entendendo que a espiritualidade dentro de um carisma, tem como objetivo principal, ser o caminho de crescimento espiritual e santificação dos membros, podemos olhar para a espiritualidade como degraus que devemos subir, para alcançar os bens eternos. Portanto, para corresponder de forma autêntica ao chamado que Deus faz à Comunidade de Aliança Família de Nazaré, devemos buscar viver tais momentos em nossa vida de oração pessoal, familiar ou comunitária, para que possamos ter o amparo das promessas de Deus e realizar a nossa missão.

Segue algumas práticas espirituais oferecidas pela igreja católica, que nos auxiliam a fazermos essa experiência e nos impulsiona para testemunhar que ser família conforme o plano de Deus é muito bom.

Adoração ao Santíssimo Sacramento

(1º Sábado de cada mês)

Se colocar aos pés de Jesus Cristo, que está vivo e realmente presente na eucaristia, como único Senhor e salvador da nossa vida, para adorá-lo, amá-lo, ouvi-lo e  buscar colocar em prática, durante o mês, tudo o que Ele nos orientar através da Sua Palavra, que é comunicada pela ação do Espírito Santo, nas diversas formas que o carisma da comunidade se manifesta, para nos revelar a vontade de Deus na nossa vida.

 

 

 

Ofício da Imaculada Conceição

imaculada conceição

(dia 8 de cada mês)

Colocar toda a nossa família sob a proteção de Maria, a Imaculada, para que durante todo o mês sejamos protegidos contra todo tipo de mal, e possamos permanecer firmes no amor de Deus, que nos une através do amor conjugal e dos relacionamentos familiares, para que possamos ser uma família cristã autêntica,  uma verdadeira Igreja Doméstica, que gera, sustenta, ensina e envia os seus filhos para anunciar o Reino de Deus no mundo.

O Ofício da Imaculada, faz parte da história da comunidade desde o início. Quando ainda estávamos em processo de descoberta do chamado de Deus para nós.

Naquela época, reuníamos em nossas casas para oração e partilha e com o passar do tempo o Senhor nos chamou a viver uma experiência semelhante a dos primeiros cristãos, ser uma comunidade de fé, fazer a experiência de vida fraterna, da oração em comum e para isso era necessário dar mais um passo e deixar de ser apenas um grupo informal e sem uma missão específica, pois o Senhor tinha um plano de amor para nós. Ele nos convidava a viver a nossa vida familiar à exemplo da Sagrada Família, ser uma comunidade de famílias e colocava em nosso coração o desejo resgatar os valores cristãos das famílias.

Foi nesse contexto que o Senhor inspirou um nome para o grupo, assim o nosso grupo deixou de ser anônimo e passou a se identificar nos eventos da cidade como Comunidade Família de Nazaré.

Nesse mesmo período o Senhor nos prometia um lugar para que pudéssemos viver como irmãos, uma casa que seria da comunidade, uma casa comum.

Quando nos foi apresentada a casa que hoje é a nossa sede, o primeiro momento de oração que fizemos, foi com Maria, onde consagramos a Nossa Senhora, todos os cômodos da casa e o terreno que havia no fundo, em seguida, fizemos o nosso primeiro momento Mariano na casa da comunidade, através do Ofício da Imaculada cantado.

Desde então, o Ofício da Imaculada, ficou definido como o nosso principal momento Mariano em comunidade e passou a ser um compromisso mensal, todo dia 8 de cada mês, para todos os membros da Comunidade de Aliança Família de Nazaré, onde todo mês colocamos debaixo do manto de Nossa Senhora todas as nossas preocupações e projetos.

Leitura Orante da Palavra de Deus – Lectio Divina

lectio divina2(diariamente)

Se alimentar e ser conduzido pela Palavra de Deus, que é alimento para a nossa alma e luz para nossos pés. Conhecer as promessas de Deus e seus ensinamentos, para procurar colocar em prática durante o nosso dia.

 

 

Oração do Santo Terço

santo terço(diariamente)

Se colocar no colo de Maria Santíssima, Mãe de Deus e Nossa Mãe, como filhos que precisam todos os dias; aprender com a Mãe do céu, conhecer a vontade de Deus, para realizá-la em nossa vida; permanecer na presença do seu filho Jesus Cristo e ser conduzidos pelo Espírito Santo, seu esposo, em tudo o que fizermos.

 

 

 

Terço da divina misericórdia

divina misericordia(diariamente)

Apresentar ao Pai misericordioso, através de Jesus Cristo, todas as pessoas que necessitam de oração, para que sejam lavadas em seu preciosíssimo sangue, que foi derramado por nós e pelo mundo inteiro na cruz.

 

Santa Missa em família

igreja2

(semanalmente)

Participar de forma concreta e plena do corpo místico de Cristo e estar em comunhão com todo o povo de Deus, que caminha rumo à terra prometida.

 

 

 

 

Oração antes das refeições

refeição(diariamente)

Apresentar à Deus os alimentos, sinais da providência divina e fruto do trabalho de nossas mãos, para que sejam abençoados e possam servir de alimento purificado para nosso corpo que é templo do Espírito Santo.

 

Jejum

(última sexta-feira do mês)

Mortificar o nosso corpo e controlar nossos impulsos em vistas de um crescimento espiritual (ascese).