Artigos

Ouvir ou escutar?

Ouvir: Perceber o som pelo sentido da audição.

Escutar: Estar consciente do que está ouvindo.

Surdo: Audição deficiente – que não ouve nenhum som, mas percebe as realidades à sua volta e toma consciência.

Ensurdecido: Audição normal – que ouve muito barulho, a ponto de ensurdecer a consciência.

Parece que em nossos dias, muitas vezes aqueles que não ouvem, acabam percebendo melhor as realidades à sua volta.

Será que não estamos ouvindo muita coisa, a ponto de não conseguirmos decifrar aquilo que ouvimos, nos tornando surdos, mesmo estando com uma boa audição?

Os muitos barulhos, sons diversos, de todos os lados, vozes que falam sem parar, nas televisões e em todos os meios de comunicação, mídias sociais, etc, parecem estar causando em nós uma verdadeira confusão mental e não conseguimos distinguir mais o que estamos ouvindo. Por muitas vezes ficamos em dúvida se aquilo que ouvimos é verdade ou não, se é bom ou ruim e isso vem gerando um ensurdecimento coletivo, e passamos a duvidar de todos os sons que ouvimos ou simplesmente não tomamos consciência. Ouvimos o tempo todo, mas não escutamos nada.

No livro do Deuteronômio, capítulo 6, versículos de 1 a 6, Moisés, depois de fazer a experiência da escuta de Deus, se dirige ao povo dizendo: “Este é o mandamento, estas são as leis e os decretos que o Senhor, vosso Deus, ordenou que eu vos ensinasse, para que os observeis na terra em que ides entrar para dela tomar posse. Assim, temerás o Senhor, teu Deus, observando durante toda a vida todas as suas leis e mandamentos que te prescrevo a ti, a teus filhos e netos, a fim de que se prolonguem teus dias. E tu, Israel, ouve e cuida de os pôr em prática, para seres feliz e te multiplicares sempre mais, na terra onde corre leite e mel, como te prometeu o Senhor, o Deus de teus pais. – “Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad” – (Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor).  Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno”.

No evangelho de São Marcos, no capítulo 7, versículos de 31 a 37, nos revela: “Jesus deixou de novo a região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram-lhe, então, um homem que era surdo e mal podia falar, e pediram que impusesse as mãos sobre ele. Levando-o à parte, longe da multidão, Jesus pôs os dedos nos seus ouvidos, cuspiu, e com a saliva tocou-lhe a língua. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!” (que quer dizer: “Abre-te”). Imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente. Jesus recomendou, com insistência, que não contassem o ocorrido para ninguém. Contudo, quanto mais ele insistia, mais eles o anunciavam. Cheios de grande admiração, diziam: “Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”.

É preciso que estejamos com os ouvidos abertos para escutar a voz de Deus, por isso se faz necessário ordenarmos aos nossos ouvidos Éfata (abre-te), para que possamos deixar que a voz de Deus penetre em nossos ouvidos, e assim tomemos consciência de tudo o que Ele nos fala. Para anunciar Jesus corretamente,  se faz necessário escutar primeiro.

É preciso deixar a voz de Deus entrar pelos nossos ouvidos e atingir o nosso entendimento, a nossa consciência, a nossa capacidade de pensar, para que também os nossos sentimentos, nossas emoções e consequentemente nossas ações, possam reproduzir aquilo que escutamos do Senhor.

Portanto, ouça o que o Senhor te diz, mas desejando escutar, fazer a experiência de captar no ouvido, para plantar no coração as palavras de Deus, que são sementes de vida plena em nós.

Adriel de Andrade

Fundador – Comunidade Família de Nazaré

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s